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segunda-feira, 2 de abril de 2012

O QUE É O AUTISMO?



O QUE É AUTISMO?
O que é o autismo? Quais são as causas? É comum nas crianças? Quais são os sintomas? Posso apanhar autismo por brincar com um menino autista? Como podemos tratar o autismo?
Estas são apenas algumas questões para dar início à nossa aventura… queres mais umas sugestões?
  • Como é viver com o autismo?
  • Os autistas podem ir à escola e aprender o que eu aprendo?
  • Existem equipamentos especiais para autistas?
  • Ouvi dizer que existem tratamentos com cavalos. Os animais ajudam os autistas?
  • Tenho de ir para uma escola especial se for autista?
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    Autismo
    O autismo é uma síndrome de etiologia puramente orgânica, para a qual existem, presentemente, três definições que podemos considerar como adequadas:
  • A da ASA - American Society for Autism (Associação Americana de Autismo);
  • A da Organização Mundial de Saúde, contida na CID-10 (10a. Classificação Internacional de Doenças), de 1991);
  • A do DSM-IV - Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders (Manual Diagnóstico e Estatístico dos Distúrbios Mentais), da Associação Americana da Psiquiatria.
A definição da ASA desenvolvida e aprovada em 1977, pelo seu "Board of Directors", uma equipe de profissionais reconhecidos pela comunidade científica mundial, por seus trabalhos, estudos, pesquisas na área do Autismo é, resumidamente, a seguinte:
1. "O Autismo é uma inadequacidade no desenvolvimento que se manifesta de maneira grave por toda a vida. Acomete cerca de vinte entre cada dez mil nascidos e é quatro vezes mais comum entre meninos do que meninas. É encontrada em todo o mundo e em famílias de qualquer configuração racial, étnica e social. Não se conseguiu até agora provar nenhuma causa psicológica, no meio ambiente destas crianças, que possa causar a doença.
Os sintomas, causados por disfunções físicas do cérebro, são verificados pela anamnese ou presentes no exame ou entrevista com o indivíduo. Incluem:
      1o - Distúrbios no ritmo de aparecimentos de habilidades físicas, sociais e
              lingüísticas.
      2o - Reações anormais às sensações. As funções ou áreas mais afetadas são:
              visão, audição, tato, dor, equilíbrio, olfato, gustação e maneira de manter o
              corpo.
      3o - Fala ou linguagem ausentes ou atrasados. Certas áreas específicas do
              pensar, presentes ou não. Ritmo imaturo da fala, restrita compreensão de
              idéias. Uso de palavras sem associação com o significado.
      4o - Relacionamento anormal com os objetos, eventos e pessoas. Respostas
              não apropriadas a adultos ou crianças. Uso inadequado de objetos e
              brinquedos."
(Extraída do livro Autismo e Outros Atrasos do Desenvolvimento do Dr. E. Christian Gauderer)2. Segundo a CID-10, é classificado como F84-0, como "Um trantorno invasivo do desenvolvimento, definido pela presença de desenvolvimento anormal e/ou comprometimento que se manifesta antes da idade de 3 anos e pelo tipo característico de funcionamento anormal em todas as três áres: de interação social, comunicação e comportamento restrito e repetitivo. O transtorno ocorre três a quatro vezes mais frequentemente em garotos do que em meninas."
3. O DSM-IV apresenta o seguinte critério de diagnóstico:
A. Se enquadrar em um total de seis (ou mais) dos seguintes itens:
(1) Comprometimento qualitativo em interação social, com pelo menos duas das seguintes características:
      a) acentuado comprometimento no uso de múltiplos comportamentos não
          verbais que regulam a interação social, tais como contato olho a olho,
          expressões faciais, posturas corporais e gestos;
      b) falha no desenvolvimento de relações interpessoais apropriadas à idade;
      c) ausência da busca expontânea em compartilhar de divertimentos, interesses e
          empreendimentos com outras pessoas.
(2) Comprometimento qualitativo na comunicação, em pelo menos um dos seguintes itens:
      a) atraso ou ausência total no desenvolvimento da fala (sem a tentativa de
          compensá-la por meio de comunicação por gestos ou mímica);
      b) acentuado comprometimento na habilidade de iniciar e manter uma
          conversação, naqueles que conseguem falar;
      c) linguagem estereotipada, repetitiva ou idiossincrática;
      d) ausência de capacidade, adequada à idade, de realizar jogos de faz-de-conta
          ou imitativos.
(3) Padrões de comportamento, interesse ou atividades repetitivos ou estereotipados, em pelo menos um dos seguintes aspectos:
      a) preocupação circunscrita a um ou mais padrões de interesse estereotipados e
          restritos, anormalmente, tanto em intensidade quanto no foco;
      b) fixação aparentemente inflexível em rotinas ou rituais não funcionais;
      c) movimentos repetitivos e estereotipados;
      d) preocupação persistente com partes de objetos.
B. Atraso ou funcionamento anormal, antes dos três anos, em pelo menos uma das seguintes áreas: interação social, linguagem de comunicação social e jogos simbólicos ou imaginativos.
C. O distúrbio não se enquadrar na Síndrome de Rett ou no Distúrbio Desintegrativo da Criança.
O Autismo pode ocorrer isoladamente ou em associação com outros distúrbios que afetam o funcionamento do cérebro, tais como Síndrome de Down e epilepsia. Os sintomas mudam e alguns podem até desaparecer com a idade.
O Q.I. de crianças autistas, em aproximadamente 60% dos casos, mostram resultados abaixo dos 50, 20% entre 50 e 70 e apenas 20% tem inteligência maior do que 70 pontos.
O portador de Autismo tem uma expectativa de vida normal.
Formas mais graves podem apresentar comportamento destrutivo, autoagressão e comportamento agressivo, que podem ser muito resistentes às mudanças.
O Autismo jamais ocorre por bloqueios ou razões emocionais, como insistiam os psicanalístas. As causas são múltiplas. Algumas já tem sido relacionadas, como: fenilcetonúria não tratada, viroses durante a gestação, principalmente durante os três primeiros meses (inclusive citomegalovirus), toxoplasmose, rubéola, anoxia e traumatismos no parto, patrimônio genético, etc. Ultimamente, pesquisas mostraram evidências de aparecimento do autismo após aplicação da vacina tríplice.
Uma forma simples de se identificar o autismo é através de um quadro gráfico, desenvolvido pela ASA, que se segue:
CLIQUE NA IMAGEM PARA AMPLIAR.

 
PESQUISADO NA NET:http://reocities.com/Athens/Agora/4140/paginaautismo.html


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