Seguidores

sábado, 14 de julho de 2012

**A BRINCADEIRA COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM**

 Brincadeiras de crianças são todas os tipos de jogos e atividades que envolvem a imaginação, a alegria, esforço físico e competição praticados pelas crianças. Existem vários tipos de brincadeiras,  em diferentes regiões elas mudam de nome, mas as emoções e o prazer em bricar sempre  estão presente.
Atualmente as brincadeiras  simples sofrem concorrência com os jogos eletrônicos e esportes tradicionais. Porém   muitas antigas brincadeiras ainda fazem a festa da criançada. Na educação através da brincadeira pode ser construido o conhecimento em diferentes áreas cognitivas, afetivas e sociais, brincar não é apenas passa tempo, mas uma ferramenta no processo ensino aprendizagem.


**BRINCADEIRAS**
- Cinco Marias – é preciso achar 5 pedrinhas de mesmo tamanho ou até mesmo saquinhos feitos com arroz ou areia. Jogue todas as pedrinhas no chão e tire uma delas, depois com a mesma mão jogue para o alto e pegue uma das que ficaram no chão. Faça isso até ter pegado todas. Na segunda rodada ao invés de pegar uma por vez, pegue duas. Na terceira rodada você pega três ao mesmo tempo e na última rodada você pega todas de uma vez só.
– Roda – forme uma roda e cante cantigas antigas, como pau no gato, ciranda-cirandinha, a canoa virou, pirulito que bate bate, samba lelê, se esta rua fosse minha, serra serra serrador, etc.
– Escravos de Jó – Duas pessoas cantam a música (escravos de jó, jogavam caxangá, tira, põe, deixa ficar, guerreiros com guerreiros fazem zigue, zigue zá). Cada um com uma pedrinha ou um bombom na mão e vai seguindo o que diz a música.
– Amarelinha: faça um risco no chão e numere de 1 a 10, no ultimo faça um arco representando o céu. Pule com um pé só dentro de cada quadrado, sem errar.
– Batata quente- As pessoas ficam em círculo e alguém fica de fora. Passem uma bola bem rápida de mão em mão e quem estiver fora diz: “batata quente, quente, quente, …, queimou!”, em quem a bola parar no queimou é eliminado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário