Seguidores

domingo, 8 de julho de 2012

** JOGO **Caixa de areia com miniaturas na intervenção psicopedagógica.**



Caixa de areia  com miniaturas na intervenção psicopedagógica.

A intervenção psicopedagógica tem por objetivo encontrar caminhos que permita a superação das dificuldades de aprendizagem, esses caminhos devem ser percorridos de forma que provoque no indivíduo o prazer de aprender a aprender.
Alicerçados na “Epistemologia Convergente  de Jorge Visca”  o objetivo mobiliza o aprendiz  a utilizar processos meta­-cognitivos que propiciarão  transformações no processo aprendizagem.
 A caixa de areia com miniaturas  pode ser usada como ferramenta para  diagnosticar como também na intervenção permitindo  ao aprendiz  construir o mundo imaginário  e em correlação com o seu mundo real apresentar diferentes contextos observáveis   aos olhos do psicopedagogo que  deve ser nesse momento   um observador  acompanhando um pouco afastado e registrando as ações  vivenciadas pelo aprendiz, intervindo apenas quando solicitado  e essa deve ser o mais sucinta possível.
 As intervenções de pesquisa deve ocorrer ao termino da construção  da cena, que deve ser de domínio cognitivo, afetivo e funcional e concluindo com  a construção de uma história  que tem o psicopedagogo como escriba.
 E uma técnica  que utiliza  caixa de areia e miniaturas de objetos, animais, seres diversos, pessoas, transportes, entre outros com os quais permite ao aprendiz criar e recriar histórias em diferentes cenários.Posso concluir que a caixa de areia e miniaturas é um rico material para intervenção ao aluno com dificuldades de aprendizagem, e também ajuda acalmar e  enriquecer o cabedal teórico do aprendiz,  proporcionado   prazer de aprender através do lúdico.



Gracilene Vasconcelos

REFERÊNCIAS:
BARBOSA, Laura monte Serrat, Intervenção Psicopedagógica, no espaço da clinica, editora IBPEX, Curitiba, 2010

2 comentários:

  1. Muito interessante! com materiais baratos organizamos um rico material na sala de aula.
    Continue postando.

    ResponderExcluir
  2. Eita Gra te achei aqui tbm, claro esse espaço é seu. Adorei as dicas flor, parabenssssss

    ResponderExcluir