Seguidores

quarta-feira, 11 de julho de 2012

**Jung** PENSAMENTOS**


PENSAMENTOS

Jung


“Todo meu trabalho, tudo que eu alcancei com minha mente e meu espírito, envolveu os sonhos iniciais e fantasias”.
“Nós precisamos das nossas dificuldades para termos saúde”
“As teorias científicas são meras sugestões de como as coisas devem ser observadas”.
“Aprenda a teoria o melhor que você possa, mas depois deixe-a de lado quando você estiver em contato com a maravilha de uma alma viva”.
“A individuação não nos exclui do mundo, ela faz com que o mundo se torne parte de nós”.
“A personalidade quer desenvolver-se a partir de suas condições inconscientes, e sentir-se viver enquanto totalidade, mas há, profundamente enraizada no homem, uma resistência a tudo o que lhe permitiria saber mais sobre si próprio”.
“Não posso lhe dizer como é um homem que goza de uma completa auto-realização, nunca vi nenhum. Antes de buscar a perfeição, devemos viver o homem comum, sem mutilação”.
“…mais tarde ou mais cedo tudo se transforma no seu contrário.”
“Somente a história decide. A verdade não é eterna, é um programa”.
“Todos os efeitos são recíprocos e nenhum elemento age sobre outro sem que ele próprio seja modificado”.
“O terapeuta deve ter em mente que o paciente está ali para ser tratado e não para verificar uma teoria”.
“O principal objetivo da terapia psicológica, não é transportar o paciente para um impossível estado de felicidade, mas sim ajudá-lo a adquirir firmeza e paciência diante do sofrimento. A vida acontece num equilíbrio entre a alegria e a dor”.
“A terapia tem por objetivo reforçar a consciência”.
“O decisivo não é o diploma médico, mas a qualidade humana”.
“Onde o amor impera, não há desejo de poder; e onde o poder predomina, há falta de amor. Um é a sombra do outro”.
“Onde acaba o amor têm início o poder, a violência e o terror”.
“Uns sapatos que ficam bem numa pessoa são pequenos para uma outra; não existe uma receita para a vida que sirva para todos”.
“Erros são, no final das contas, fundamentos da verdade. Se um homem não sabe o que uma coisa é, já é um avanço do conhecimento saber o que ela não é”.
“Todos nós nascemos originais e morremos cópias”.
“O ego é dotado de um poder, de uma força criativa, conquista tardia da humanidade, a que chamamos vontade”.
“Tudo que nos irrita nos outros pode nos levar a um melhor conhecimento de nós mesmos”.
“Os sonhos são as manifestações não falsificadas da atividade criativa inconsciente”.
“Quando pensamos, fazêmo-lo com o fim de julgar ou chegar a uma conclusão; quando sentimos, é para atribuir um valor pessoal a qualquer coisa que fazemos”.
“Quem olha para fora sonha, quem olha para dentro acorda”.
“Aquilo que na vida tem sentido, mesmo sendo qualquer coisa de mínimo, prima sobre algo de grande, porém isento de sentido”.
“O sofrimento precisa ser superado, e o único meio de superá-lo é suportando-o”.
“Quanto maior for a carga da consciência coletiva, tanto mais o eu perde sua consciência prática. É, por assim dizer, sugado pelas opiniões e tendências da consciência coletiva, e o resultado disto é o homem massificado, a eterna vítima de qualquer “ismo””.
“Só em nós mesmos podemos mudar alguma coisa; nos outros é uma tarefa quase impossível”.
“Só aquilo que somos realmente tem o poder de curar-nos”.
“Ao que nos compete discernir, o único propósito da existência humana é jogar um pouco de luz nas trevas do mero ser”.
“Sou eu próprio uma questão colocada ao mundo e devo fornecer minha resposta; caso contrário, estarei reduzido à resposta que o mundo me der”.
“A reunião de duas personalidades é como o contato de duas substâncias químicas: se houver alguma reação, ambos estão transformados”.
“O dia mais importante não é o dia em que conhecemos uma pessoa e sim quando ela passa a existir dentro de nós”.
“Toda forma de vício é ruim, não importa que seja droga, álcool ou ideais”.
“A forma do mundo em que o homem nasceu já está dentro dele como imagem virtual”.
“O indivíduo vive para os alvos, assim como pelas causas”.
“O conhecimento baseia-se não somente na verdade, mas no erro também”.
“O pêndulo da mente se alterna entre perceber e não-perceber, e não entre certo e errado”.
“Cada homem sempre carregou dentro de si a imagem da mulher; não a imagem desta ou daquela mulher, mas uma imagem feminina definitiva”.
“Até o ponto que podemos compreender, o único propósito da existência humana é acender a luz do SENTIDO na escuridão do mero SER”.
“Os maiores e mais importantes problemas são fundalmentalmente insolúveis. Eles nunca serão resolvidos, e ainda crescerão além do esperado”.
“Nós não podemos mudar nada sem que primeiro aceitemos”.
“Não acredito em Deus, eu O conheço”.
“O conhecimento da verdade é a intenção mais elevada da ciência e considera-se mais uma fatalidade do que intenção se, na procura da luz, provocar algum perigo ou ameaça”.
“O que não enfrentamos em nós mesmos encontraremos como destino”.
“Os sonhos algumas vezes podem revelar certas situações muito antes de elas realmente acontecerem”.
“Paga-se mal a um mestre enquanto se permanece discípulo”.
“Tudo o que aprendi levou-me, passo a passo, a uma inabalável convicção sobre a existência de Deus. Eu só acredito naquilo que sei. E isso elimina a crença. Portanto, não baseio a Sua existência na crença. Eu sei (grifo original) que Ele existe”.
“Um homem que nunca tenha atravessado o inferno de suas paixões, nunca as superou”.
“Os dados reais não mudam quando aplicamos a eles outros nomes. Só nós poderíamos, casualmente, ser afetados. Se alguém concebesse – Deus – como um – puro nada -, de nada atingiria. o princípio que nos ultrapassa.Continuaríamos tão possuídos por Ele como antes”.
“Faço meus pacientes entenderem que tudo o que lhes acontece contra a vontade deles é fruto de uma vontade superior. (…) Deus nada mais é do que essa força superior em nossa vida”.
“Sonho é uma porta estreita, dissimulada no que a alma tem de mais obscuro e de mais íntimo; abre-se sobre a noite original e cósmica que pré formava a alma muito antes da existência da consciência do eu e que a perpetuará até muito além do que possa alcançar a consciência individual”.
“Quanto mais profundas forem as ‘camadas’ da psique, mais perdem sua originalidade individual. Quanto mais profundas … mais coletivas se torna. … O carbono do corpo humano é simplesmente carbono; no mais profundo de si mesma, a psique é universo”.
“O sonho chega como a expressão de um involuntário processo psíquico inconsciente, além do controle da mente consciente. Mostra a verdade interior e a realidade do paciente como efetivamente ela é: não como eu conjecturo que seja e não como ele gostaria que fosse, mas como é”.
“Nenhuma circunstância exterior substitui a experiência interna. E é só à luz dos acontecimentos internos que entendo a mim mesmo. São eles que constituem a singularidade de minha vida”.
“Até onde conseguimos discernir, o único propósito da existência humana, é acender uma luz na escuridão da mera existência”.
“O homem não passa de uma gota d´água… Mas uma gota muito presunçosa”.
“Erros são no final das contas, fundamentos da verdade”.
“Os indivíduos não chegam a uma total auto-compreensão enquanto não aceitam seus sentimentos religiosos”
“O inconsciente sabe mais que o consciente mas seu saber é de uma essência particular, de um saber eterno que, frequentemente, não tem nenhuma ligação com o “aqui” e o “agora” e não leva absolutamente em conta a linguagem que fala nosso intelecto”.
“Se o homem errado utilizar o método certo, o meio certo operará errado”. “Esta sentença, infelizmente verdadeira, da sabedoria chinesa, opõe-se da maneira mais brutal à fé que professamos no método “certo”, sem levar em conta o indivíduo que o utiliza”.
“A estrutura da psique é, de fato, tão contraditória ou contrapontística, que não deve existir constatação psicológica ou proposição genérica alguma, que não nos obrigue imediatamente a fazer também a afirmação do seu oposto ” In a prática da psicoterapia”
“Quanto menos os pais aceitem seus próprios problemas, tanto mais os filhos sofrerão pela vida não vivida de seus pais e tanto mais serão forçados a realizar tudo quanto os pais reprimiram no inconsciente”.
“Quem, por conseguinte, desejar encontrar uma resposta ao problema do mal, tal como é colocado hoje em dia, necessita em primeiro lugar de um conhecimento de si mesmo, isto é, de um conhecimento tão profundo quanto possível de sua totalidade”.
“Quanto mais predomina a razão crítica, mais a vida se empobrece; mas quanto mais aptos formos a tornar consciente o que é inconsciente e o que é mito, maior parcela de vida integraremos. Superestimar a razão tem algo em comum com poder absoluto do Estado: sob sua dominação o indivíduo perece”.
”A vantagem que advém de uma cerimônia mágica é que o objeto recém-ocupado adquire uma possibilidade de atuação em relação à psique. Por causa de seu valor, ela produz um efeito determinante e estimulador sobre a imaginação, de sorte que a mente é fascinada e possuída por ele por um tempo prolongado”.
“Os instintos são formas típicas de comportamento, e todas as vezes que nos deparamos com formas de reação que se repetem de maneira uniforme e regular, trata-se de um instinto, quer esteja associado a um motivo consciente ou não”.
“A sincronicidade não é mais enigmática nem mais misteriosa do que as descontinuidades da Física”.
“É apenas nossa convicção arraigada do poder absoluto da casualidade que cria as dificuldades ao nosso entendimento e nos faz parecer que não existem nem podem existir acontecimentos acausais”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário