Seguidores

quinta-feira, 30 de abril de 2015

CAIXA DE AREIA E MINIATURAS: UM OLHAR PSICOPEDAGÓGICO.



CAIXA DE AREIA E MINIATURAS: UM OLHAR PSICOPEDAGÓGICO.

A caixa de areia e as miniaturas é uma atividade lúdica que permite desenvolver e estimular a criatividade, o pensamento, o sentimento da criança, do jovem ou do adulto. Uma atividade de construção e produção de significados. É um instrumento de aprendizagem e os cenários são uma projeção de desejos, pensar, agir, sentir, imaginar e se tornar um sujeito de seu pensamento , do seu universos e dono das suas ações. O jogo mobiliza o sujeito para um desenvolvimento pessoal, cognitivo e social. Podendo ser mais um instrumento psicopedagógico, possibilitando trabalhar o imaginário, o lúdico, o inconsciente, desejos e inquietações que interferem no sistema de aprendizagem do aprendiz. Também como projeto de aprender agindo e intervindo na diferentes áreas do conhecimento.
Utilizar a caixa de areia com miniaturas na intervenção com alunos com dificuldades de aprendizagem.
Objetivos: Desenvolver o potencial criativo, trabalhar sentimentos, comunicação, expressão e a linguagem verbal e não verbal.
Atividades: Manipular, desenhar, escrever, criar cenários na areia e construir histórias.
A descoberta, o prazer, a construção a diversidades do material concreto é de uma riqueza tamanha na parceria como instrumento no processo de aprender a prender. Podemos afirmar que caixa de areia e as miniaturas é a arte de criar e recriar, construindo conhecimentos através do lúdico. Encanta desde as crianças aos adultos, não apenas pela beleza da multiplicidade do material, mas principalmente pelo que ele provoca no aprendiz, que vai desde surpresa, alegria, prazer, descobertas, construção do conhecimento, transformação e principalmente a capacidade de interagir de forma lúdica fazendo uma ponte entre o imaginário e o real.
Gracilene Vasconcelos.
Fotos: Minha neta de 4 anos na caixa de areia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário